terça-feira, 31 de março de 2009

Bola rodas

No trânsito, se destacam os

condutores e os “Bola Rodas”

No inicio da década de 90, desiludido com a classe patronal, me arrisquei sem sucesso na profissão de taxista. A carreira fracassada (em termos de lucros financeiros) me proporcionou grande aprendizado de vida que carrego até os dias atuais com muito proveito.

Ser taxista, no meu entendimento, não é uma profissão e sim opção de vida. Assim como o sacerdócio. A categoria é unida pelo sentimento do medo e pela irreverência. Medo do passageiro desconhecido, gestos e modos suspeitos.

Irreverência, ao fazer piada da própria falta de sorte. Dizia mos que nossa profissão era fudida, mas divertida. E era mesmo! Para nós, todos os demais motoristas, com exceção de nós mesmos, eram péssimos ao volante. Éramos, pois os únicos e “legítimos” condutores de veículos. Os demais eram apenas “Bola Roda”.

O assunto me veio à lembrança por que dias da semana passada, uma senhora me deu uma “fechada” ao sair do lado direito da pista, direto em direção ao portão de sua residência, no lado esquerdo.

Não fosse eu de “circo” - como tratávamos as situações de “desespero”, na minha época de taxista -, tinha danificado toda a lata do lado esquerdo do importado da senhora.

Qual uma cascavel balançando os “guizos”, ela desceu me taxando de louco. Se eu não havia visto “ela” sinalizando que iria manobrar a esquerda, blá. blá... A vida me ensinou que é melhor passar rápido, que trocar pedradas com loucos.

Mesmo estando acobertado pela razão, a luz do Código Nacional de Trânsito pedi desculpas e segui meu caminho.

Muito bem, a informação a seguir serve tanto a tal senhora, quanto aos demais condutores que eventualmente a defendem:

UMA SETA LIGADA, NÃO DÁ PREFERENCIA A NINGUÉM NO TRÃNSITO!

Serve apenas para informar aos demais condutores, sua intenção de manobra. Quer vê isso na prática? Em uma avenida com quatro pistas de rolamento e super movimentada, ligue sua seta para direita e de imediato faça a manobra. Seu veículo deve ser transformado em matéria prima de ferro velho e você se sair vivo, se considere uma pessoa de muita sorte.

Não basta apenas ligar a seta. É preciso ter calma até que se apresentem as condições de efetuar a manobra desejada em segurança. Aqui em nossa capital vemos essa aberração diariamente, na Avenida Ceará, por exemplo. O sujeito liga a seta e lhe fecha para a execução da sua manobra como se todos os demais condutores tivessem obrigação de obedecer-lhe, por que sua seta está ligada.


Isso é típico de condutor mal preparado. Mal educado, mal formado ou deformado. Ou seja, de um simples “Bola Roda”.

CIDADE SEM LEI

Gangue aterroriza e divide a comunidade da

periferia marcada pela marginalização social

Pedro Paulo



Uma gangue composta em sua maioria por adolescentes vem atormentando há vários meses os moradores residentes nas proximidades do “Pinicão”, localizado na área limítrofe dos bairros Jardim Primavera, Tucumã e Rui Lino, na periferia de Rio Branco.

Segundo informou um morador que não quis se identificar temendo represálias, os integrantes da “Gangue do Pirulito”, nome atribuído aos seguidores de um traficante violento, que atua na região, comercializam droga normalmente pelo meio da rua, na presença inclusive de alunos.

O “Pinicão” é na realidade, um gigantesco depósito de decantação de esgoto do Conjunto Tucumã, que teve suas margens invadidas por trabalhadores e trabalhadoras sem teto, acrianos “reféns” da marginalização social, predominante no subúrbio.

De acordo com os moradores da área, a “Gangue do Pirulito” é responsável por pelo menos 20 assaltos, estupros, aliciamento de menores para o tráfico de droga, além assassinatos também atribuídos à quadrilha, que todos os dias se aloja no interior da quadra esportiva do bairro, para planejar delitos.

O bando aterroriza moradores e consegue fechar ruas e vielas, em determinados horários. Quem ousa passar pelo local é obrigado pagar pedágio e, se recusar, acaba castigado pelos “carrascos das ruas”, como se alto denomina a quadrilha de assaltantes e estupradores.

Dona Terezinha (nome fictício de nossa informante) afirmou que a gangue vem desafiando até a própria polícia e lamenta que quando os militares são chamados ao local, todas às vezes, são recebidas com desdém, pelos bandidos. Ela declarou assustada e chegou a comparar o local com algumas favelas do Rio de Janeiro (RJ).

“Aqui é um fedor fecal danado, moro sobre o esgoto, mas é o único lugar que tenho. Trabalho todo dia como doméstica e para melhorar a renda comecei a criar galinhas, tava indo bem, mas os bandidos descobriram e vieram buscar as últimas aves na semana passada, tinha oito levaram tudo”, lamentou Terezinha.

Nesse dia, segundo a mulher que é viúva, dormiu sem jantar com a meia dúzia de filhos que cria sozinha. Enquanto, isso, os bandidos farrearam comendo as galinhas que ela criou no quintal da modesta casa, para ajudar no sustento das crianças. Já Maria Barbosa, aposentada de 71 anos, disse que não consegue dormir direito temendo uma bala perdida. É que segundo a idosa, são freqüentes os disparos de rama de fogo nos arredores do “Pinicão”.

“Alguém tem que tomar providências a respeito desse caso, porque, com a idade que tenho nunca esperava que a cidade chegasse a esse ponto de os bandidos tomarem conta. Tenho medo até de eles tomarem a escola e prejudicar as aulas de meus netos”, comentou a aposentada.

Moradores cobram ação efetiva contra gangue

O comerciante Luís da Silva, proprietário de uma loja de confecções no Conjunto Tucumã, disse nesta terça-feira (31) que, apesar de os crimes relacionados à “Gangue do Pirulito” praticamente se restringirem à região do bairro Jardim Primavera, existe o medo na outra parte da cidade.

"Tem gente que fala que, enquanto essas coisas estiverem acontecendo por lá, não podemos temer, mas ainda sim, não estamos fora desse absurdo. Essa violência atinge a todos nós e temos que combatê-la de todas as formas", afirmou.

Para a dona de casa Maria Oliveira, a violência da gangue está tirando o sono de todas as pessoas na região. "Desde que isso começou, não temos mais sossego por aqui. A polícia tem que fazer alguma coisa ou nossos filhos vão acabar morrendo também", disse.

Ao passo que a comunidade pede por uma solução efetiva das autoridades, outros nomes são acrescentados, na cronologia de perturbadores da ordem pública. Chiquinho e Neguinho, por exemplo, que seriam dissidentes da “Gangue do Pirulito” decidiram montar outros pontos de venda de droga.

Uma mulher conhecida na comunidade por “Lora”, segundo a versão de moradores dos arredores do entorno do “Pinicão”, se encarrega de levar meninas para tráfico em troca de cocaína para manter o vício. A suposta cafetina também teria a missão de incentivar às jovens ao consumo de entorpecente.

Bandidos atormentam universitários

Alunos de vários cursos da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), localizada na Estrada Dias Martins, se tornaram alvo em potencial dos criminosos. Os bandidos atacam os carros dos acadêmicos, quando parados fora do estacionamento da universidade, para roubar som e outros valores.

Não há registro de violação de veículos no estacionamento do estabelecimento de ensino, privado, no entanto cerca de 18 queixas de furto são registradas todos os dias na 4ª Regional de Polícia (Tucumã). Os números foram colhidos na unidade de segurança pública, com três comissários diferentes, durante plantões distintos.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Com foco no SUSP

Acre inicia preparativos para sua
conferência estadual de segurança


RIO BRANCO - A primeira Conferencia Estadual de Segurança Publica do Estado do Acre, foi instalada oficialmente na manhã desta terça-feira 24. O ato segue uma diretriz traçada pelo Ministério da Justiça.

Para a secretária de Segurança Pública do Acre, Márcia Regina, a partir dessa perspectiva, se abre um novo paradigma sobre um assunto bastante importante na vida das sociedades, mas que não vinha recebendo à atenção devida.

“Nunca antes a sociedade teve oportunidade de discutir segurança
Pública. A expectativa é que esse sistema venha trabalhar principalmente, a questão da integração de dados, de ações policiais e da inter relação que à área de segurança tem com as demais áreas. Sociais, educacionais e saúde...”

A secretária explica que a conferência nacional estará ocorrendo no final do mês de agosto. “As conferencias estaduais devem ser concluídas ate final de julho e, a partir daí, desses indicativos, as coordenações estaduais irão tratar de princípios e diretrizes, para um novo sistema de segurança publica no Brasil e nos estados, consequentemente”.

Para o representante do Ministério da Justiça e coordenador da Conferencia Nacional de Segurança Pública (Conseg), Antonio Gianechine, “as primeiras ações da Conseg, começou em 15 de julho quando foi criado um fórum preparatório reunindo mais de 240 entidades para discutir o processo de conferencia, buscando novo paradigma em segurança publica, com objetivo final de agregar as entidades e instituições que atuam na Segurança Publica”.
No final, irão fortalecer as diretrizes do Sistema Único de Segurança Publica (Susp) a ser implantando, acredito até o próximo ano”.

Gianechine acrescenta: “as conferencias estaduais, irão reunir todos os atores, somando 40% das corporações de trabalhadores na área de Segurança Pública, 30% de gestores e 30% da sociedade civil. A busca é, portanto, chamar a sociedade para uma reflexão, mas profunda e madura, sobre a segurança pública no País, e no final, encontrar os mecanismos de fortalecimento que possam apresentar proposta mais preventiva no combate da violência”.
Neste sentido – conclui Gianechine - o Ministério da Justiça vem investindo massiçamente no Pronaci.

“No ao passado, por exemplo, o Governo Federal havia previsto um orçamento de 380 milhões, mas com a criação do Pronaci esses recursos saltaram para R$ 1,2 bilhões, a serem investidos em ações preventivas na área de segurança publica”.

E, finalmente perguntado se é intenção do Governo implantar o SUSP até final deste Governo, Gianechine afirmou:
“Os estudos e ações vão se fortalecendo nessa direção. Se tudo correr como está previsto, poderá ser oficializado ao final da conferencia ao final de agosto e/ou começo de setembro”.

terça-feira, 17 de março de 2009

Sem memória

Caixa de entrada
sem espaço

Minha caixa de entrada está abarrotada de mentiras, Chega! Não consigo processar tanta baboseira. Meu disco rígido está a beira de um colapso. Meu HD sem memória disponível para mentiras novas. Preciso de um "beckup" urgente.
Diariamente a mídia, da qual sou integrante e parte responsável pelas atrocidades que pública, mássifica a contra informação.
Se o leitor ficou “bolado” sem entender nada, explico:

Na esfera federal, quando o governo vai a TV dizer que tal ministro está prestigiado, o que acontece ao ministro? Tá na rua em menos de 24 horas.
Isso implantou no País a cultura da contra informação. Ou seja, se dissemos que tudo está bem, o cara pálida aí do outro lado deve entender que tudo vai de mau a pior. SINISTRO!!

Se dizemos que pau é pedra, acredite! É pau mesmo.

Acostumamos-nos e somos adestrados a dizer sim. Tipo a cãozinho que dispara em busca do osso ha uma simples voz de comando.
Claro que, na ordem dos fatores, não é bem assim. Evidente que podemos nos rebelar. Não atender a voz de comando. Mas aí, ficamos sem nosso torrãozinho de açúcar.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ponto de Vista

Ser velho tem lá suas vantagens

Uma pessoa precisa ter filhos, plantar uma árvore ou escrever um livro. Só assim poderá justificar ou provar sua passagem por esse "vale de lágrimas" e se perpetuar perante a história.

Minha passagem pela terra está devidamente documentada. Tenho centenas de publicações (reportagens,entrevistas,temas, relatos e "causos") dos mais variados temas. Cinco filhos, cinco netos e muitas árvores plantadas.
No último fevereiro, emplaquei 55 anos. Nada menos que o dobro da idade dos muitos jovens de 25 e que se acham. Tenho histórias ainda estocadas que narrarei, se assim Deus permitir, aos bisnetos.

Aos netos, vou relatando fatos mais contemporâneos. Alertando-os contras as armadilhas que caí. Os inimigos que não pude evitar. As boas coisas que deixei de fazer e as coisas ruins que nunca devería ter feito.

Minha vida em vídeo-teipe, mostra crença exacerbada em coisas pequenas. Ideologias políticas, sociais e religiosas. Conservadas desde à adolescência sem nunca rever conceitos e avaliar necessidade de mudanças.

Intempestividade na expressão dos sentimentos, gesto e atos, sem medidas de conseqüências. O bate-pronto nas respostas que deveriam ser pensadas. Sem o pé atrás nas empreitadas infelizes e o freio de mão puxado, nas horas das decisões importantes.

Ser “velho” tem lá suas vantagens!

Quantos jovens de 25 anos você conhece com essa filosofia de vida?

Eu particularmente, nenhum.

E só vim absolver tais ensinamentos e experiências, após viver meio século. Antes, era como todo mundo com a metade da minha idade. Extravagante e alienado. Sempre estava certo. O resto do mundo é que estava errado.

Agora não. Tenho o senso mais crítico, refinado. Continuo achando que todos estão errados. Inclusive, EU.

domingo, 15 de março de 2009

Sobre a dengue

O assunto remota de novembro do ano passado mas em razão dessa epidemia de dengue que ataca nossa cidade, considero pertinente e oportuna. O sansey Ioshiko, deixou um recado aqui no blog. Na época eu havia divulgado o registro de mais de 1 mil casos de dengue em Porto Velho e chamava à atenção das autoridades locais para o risco da doença chegar aqui

Ioshiko deixou um novo comentário sobre
a sua postagem "Dengue em Porto Velho":

Olhem o que o homem mandou dizer:

Para ajudar no combate à dengue, plantem citronela (a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água, (peço que façam a experiência!), manjericão, tagetes patula,usem seus derivados (desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),.

Deixem viver as criaturinhas, os muitos predadores do aedes: aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede, libélulas, pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas d água,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis, aspirador de mosquito, armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta (serão 450 ovos que deixam de criar!). Não usem veneno químico, faz mal á nossa saúde, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.

Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas (Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.

"O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores", afirmou.

O déspota e o poder

A rejeição dos corvos
por suas carcaças
O poder é efêmero. Não há em sã consciência, quem possa alegar ignorância desta constatação, se excetuando obviamente, os regimes políticos totalitários, ditatoriais. Nos regimes democráticos há, felizmente, rotatividade no poder não permitindo que párias se perpetuem ditando regras, perseguindo inimigos ou favorecendo amigos. Evo Morales na Bolívia e Hugo Chaves, na Venezuela...!
Infelizmente ínfima minoria de déspotas não se conscientizam de tal realidade. Aproveitam da passageira autoridade para praticar atrocidades. Vinganças pessoais, perseguições e toda sorte de desgraças contra os... “desafetos”.
Que Deus tenha compaixão no julgamento de suas almas. Já sobrevivemos a outras bestas “sociais”. Foram espalhadas pelo vento e d’elas, não se sabe noticias. Não lhes restaram amigos. Ninguém velou seus corpos, ascendeu velas ou enterrou seus restos.
Os urubus rejeitaram suas carcaças. Como companheiros finais, apenas os vermes que, por algum tempo, alimentaram suas vaidades... E tenho dito!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Tráfico de drogas


Polícia Federal no Acre faz

apreensão de 50 kg de cocaína


RIO BRANCO – Policiais Federais, através do seu núcleo de inteligência, fizeram ontem, 10, uma apreensão de 50 Kg de cocaína e na manhã de hoje prenderam S.S.S., de 29 anos, proprietário da droga.

Na noite de ontem os policiais federais estavam investigando a atuação de uma quadrilha organizada, especializada em adquirir entorpecente na região de fronteira do Acre com a Bolívia, quando fizeram uma barreira no trecho que liga a cidade de Plácido de Castro à Rio Branco.

Por volta das 22h30m um veículo gol, com placa daquele município, rompeu em alta velocidade a barreira policial montada na BR-364. Os policiais federais solicitaram o apoio da PRF que estava trafegando em sentido ao local da barreira e fizeram nova abordagem no veiculo. O suspeito ao verificar que seria novamente abordado tentou se evadir para fora da via rumo a um açude. Impossibilitado de continuar com o veículo, o suspeito fugiu a pé em direção a um matagal nas imediações.

Uma das equipes de policiais conduziu o veículo até a Superintendência Regional da PF, encontrando no interior do veículo 50 Kg de cocaína dispostos em 38 pacotes, uma pistola .380, uma faca e outros objetos pessoais.

As demais equipes de policiais partiram em perseguição do suspeito, encontrando-o na manhã de hoje na residência de um amigo, na Av. Antônio da Rocha Viana, em frente ao IML. Após as buscas realizadas no imóvel, o foragido foi identificado e preso, além de uma motocicleta de sua propriedade.

S.S.S. foi ouvido, encaminhado ao IML para exames de corpo de delito e em seguida encaminhado para o presídio em Rio Branco/AC.

Por: Assessoria de Comunicação / Superintendência Regional da PF no Acre
Tel.: (68) 3212-1279/3212-1200
Assessoria de Comunicação - SR/DPF/AC
Fones (68) 3212-1279/ 3212-1200
cs.srac@dpf.gov.br

terça-feira, 10 de março de 2009

Aconteceu no Acre

Índios da etnia Culina são acusados de canibalismo na divisa entre o Acre e o Amazonas। Os quatros indígenas são conhecidos como Antônio Dedé, Socorro, Todomar e Macaquinho (o único preso). Eles são moradores da Aldeia Cacau, em Envira, no Amazonas, e, segundo informações da Polícia Militar, eles assassinaram, esquartejaram e comeram as vísceras de Océlio Alves de Carvalho, de 21 anos.

Saber noticia completa sobre o assunto?

http://www.tarauacadahora.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=443&catid=443

DEBATE VIRTUAL

Aspectos Gerais do Câncer de Intestino


Embora o câncer colorretal, tumor que se desenvolve na parede do intestino, seja a quarta causa mais comum de câncer no mundo, há diversas –- e simples –- formas de tentar preveni-lo.

Você sabia que o método mais prático e funcional para evitar que este tipo de tumor se desenvolva é prestar atenção nos alimentos que você come no dia-a-dia? Pois é, vegetais e frutas desempenham papel positivo no processo de digestão e absorção dos nutrientes enquanto que os tão comuns alimentos processados e gorduras representam vilões nesta história na qual o protagonista a ser vencido é você.

Quer saber:

*Que tipo de alimentação seria adequada para evitar o câncer de intestino?

*Quais são outras medidas preventivas?

*Quais são os sintomas iniciais da doença?

*Como diagnosticá-la?


A fim de elucidar aspectos gerais deste tipo de tumor, bem como chamar atenção para os hábitos de vida saudáveis que definitivamente irão contribuir para um melhor funcionamento geral do seu organismo, a Associação Brasileira do Câncer promoverá, em março, mês mundial de conscientização sobre câncer colorretal, um debate virtual com a participação do cirurgião oncologista titular do Departamento de Cirurgia Pélvica do Hospital AC Camargo (SP), Benedito Mauro Rossi.

Para maiores informações acesse:


http://www.abcancer.org.br/portal/index.php?module=usuarios&class=registro&event=novoUsuario


segunda-feira, 9 de março de 2009

Doutora Márcia


Boas vindas e votos de melhor sorte



Desejo de coração que a nova secretária de segurança drª Márcia Regina de Souza tenha melhor sorte que a última mulher a anteceder-lhe na pasta de segurança do Acre, a procuradora de Justiça Salete Maia.

Praticamente canonizada Salete Maia, teve o "dom" de criar focos de descontentamentos em todos os setores da Segurança Pública e foi responsável direta pela primeira manifestação pública nas hostes da Polícia Civil no Estado do Acre.

Retirou gratificações, remanejou servidores, desqualificou peritos criminais e criou animosidades com a imprensa, ao afirmar que a imprensa do Acre era desqualificada, esquecendo que fora a mesma imprensa que a homenageou com o titulo de “Dama de Ferro”.

O ambiente na segurança pública ficou tão desfavorável, que não restou à procuradora, outra alternativa que não fosse o pedido de demissão, muito embora existam versões que ela foi convidada a pedir pra sair.

Quando desejo sorte à nova secretaria é por conhecimento que um currículo primoroso não é credencial ou referencia para um bom administrador. Por isso estou citando o nome de Salete Maia, igualmente portadora de currículo invejável.


A primeira impressão ficou mesmo


Em 1999, eu editava a página policial do jornal o Rio Branco. Na correria da redação nem sempre nos sobrava tempo para manusear todos os jornais antes de sairmos à rua na cata da informação.

No violento bairro Santa Inês, quadrilhas faziam arrastões contra o incipiente comércio deixando pequenos e médios comerciantes falidos. Assim, eu e a fotografa Rose Peres nos deslocamos ao bairro Santa Inês. O que coletamos em depoimento nos surpreendeu. Duplas em bicicleta paravam em frente a mercearias. O garupa sempre conduzindo uma escopeta, anunciava o assalto. Limpava o caixa subia na garupa e parava na próxima mercearia.

Após ouvir cerca de oito comerciantes resolvemos dá por encerrada as entrevistas. Partimos para o gabinete da secretária de segurança. Nossa intenção era fazer um relato das informações recebidas e saber o que poderia ser feito para amenizar àquela situação.

Assim, fomos anunciados por sua chefa de gabinete e 20 minutos após, autorizado a entrada na sala da mulher. A entrevista não durou um minuto. Antes de terminarmos o relato fomos enxotados aos gritos e muito barulho de socos na mesa. Tanto barulho levou a chefe de gabinete correr em socorro a chefe a trombamos na porta do gabinete, estreita para passagens duplas tão intempestivas.

A mulher, completamente descontrolada emocionalmente gritava que fomos lá orientados por nosso patrão com perguntas feitas, Queríamos apenas prejudicar sua administração blá, blá... E nós sem entender absolutamente nada do que estávamos vendo e ouvindo, saímos do prédio do extinto Banacre convictos que a secretária era louca de pedra.

Já na redação, folheando os jornais do dia descobrimos a razão do destempero e agressividade. Nosso concorrente, jornal A Tribuna havia saído naquele dia com manchete nada recomendável à sua administração a frente da segurança pública.

Enfim, foi o primeiro e ultimo contato que tive com a secretária. Já morta (que Deus a tenha no lugar merecido) mantenho o conceito que era completamente descontrolada e péssima administradora pública. Quanto a sua verdadeira função, promotora e depois procuradora de Justiça, só elogios, inquestionáveis e merecidos.

sábado, 7 de março de 2009

Excomunhão

Quem deve ser
excomungado
é o bispo
O caso da criança de nove anos que sofreu abuso sexual por parte do padrasto e engravidou de gemeos em Recife, me dá garantias que em termos de religião, estou corretíssimo em não aceitar regras ou seguir padrões ditados por líderes seja de que religião for.
No caso aqui se trata da igreja católica. Seguinte, o padrasto estuprou a criança e ela engravidou de gemes. Com apenas nove anos de idade, obviamente ela não teria estrutura física suficiente para ser mãe. Como haveria risco de morte para a criança (caso a gravidez chegasse a ser continuada)os médicos optaram por provocar o aborto dando oportunidade à vitima, de ser mãe noutra circunstância da vida.
Qual o problema moral que haveria nisso?
Um líder religiosos da igreja católica, o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho (Foto), excomungou a mãe, os médicos e outros envolvidos no aborto. Mas deixou fora de sua excomunhão, o padrasto estuprador por entender que este teria cometido crime bem menor, se comparado ao aborto.
Camisinha, Gel Lubrificante e o Aborto
O prejuízo maior é interromper a gestação de dois bebês que seriam criados sem as mínimas condições, ou deixá-los que nasçam normalmente para acabar de vez com a vida de outra criança, no caso a mãe deles?
Também não sou moderninho ao ponto de concordar com a campanha do Ministério da Saúde, em distribuição de gel para os praticantes de sexo anal, (meio convencional entre a comunidade gay) mas daí condenar o aborto em mulheres (principalmente crianças) de vitimas de estupro, é uma grande sacanagem.
Coerência - Vendo que milhões de recursos seriam desperdiçados no tratamento da AIDS o Governo optou por distribuir camisinhas. Meio prático e barato de prevenir a doença. Isso é indecente?
Se por essa opinião, dom José Cardoso Sobrinho entender que devo ser também excomungado, que fique a vontade para me incluir na lista. Estou pouco ligando.

terça-feira, 3 de março de 2009

Momentos de fé

Religioso praticante, daqueles que vão obrigatoriamente as missas dominicais, seguem o evangelho e contribuem com o dizimo, realmente não sou. Minha educação religiosa ficou longe de seguir os padrões convencionais e vivenciei muitos conflitos religiosos dentro do próprio lar.

Minha mãe, de origem muito humilde e com pouca cultura era católica fervorosa. Praticamente uma beata. Era freqüentadora assídua da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Areal, onde morávamos em Porto Velho.

Meu padrasto, um garimpeiro rude e mãos calejadas, foi influenciado a seguir o espiritismo. Como nada entendia de leitura, era eu quem lia capítulos inteiros do Evangelho Segundo o Espiritismo e praticamente decorei livros inteiros de Emanuel, Allan Kardec, André Luiz, Chico Xavier e outros.

Por vezes as leituras varavam a madrugada. Na manhã seguinte, eu ia “cambaleando de sono” para o colégio salesiano onde estudava e cumpria obrigatoriamente, aulas de catecismo.

Então, à noite eu lia livros que apregoava o espiritismo como conceito de vida e ensinamento religiosa mais sensato. Na manhã seguinte, lia nos evangelhos católicos que o espiritismo era a sétima porta do inferno.

Foi tanta confusão que fiquei descrente, praticamente convertido no ateísmo. Hoje não frequento nenhuma igreja, mas amo meu deus como poucos. Cumpro minhas regras e padrões religiosos sem ser guiado por ninguém. Uma espécie de rebelde sem causa...

Isso não significa que estou cem por cento correto. Aos 55 anos de vida tenho uma legião de amigos fies e confiáveis, vivo em paz espiritualmente, no meu trabalho e com a minha família.

Não tenho inimigos e o único inquérito policial em que fui ouvido, a justiça, leia-se Delegado, Defensor, Promotor de Justiça e Juiz, determinaram o arquivamento e já tramitou em julgado. Ou seja, eu era inocente.

Vez ou outra me chega às mãos, mensagens lindas de serem lidas e seguidas.

Como sempre ocorre, republico para que mais pessoas também adquiram tais conhecimentos e, a seu próprio juízo, tiram as lições que julguem necessárias.

Como essa aqui, por exemplo, me enviada pelo amigo Mário Elder, condutor das políticas ante drogas no Estado e diretor do Conselho Estadual Ante Drogas (Conen)।

Tire um tempinho e leia esta linda história।

A surpresa!

Um senhor de 70 anos viajava de trem, tendo ao seu lado um jovem
universitário, que lia o seu livro de ciências.

O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o
jovem percebeu que se tratava da Bíblia e estava aberta no livro de
Marcos.

Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?
Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?

Respondeu o jovem:

- Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História
Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100
anos, mostrou a miopia da religião.Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.



- É mesmo? Disse o senhor.

E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?

- Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência.

O velho então cuidadosamente abriu o bolso interno do paletó e
deu o seu cartão ao universitário.

Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo sentindo-se
pior que uma ameba.

No cartão estava escrito: Professor Doutor Louis Pasteur, Diretor
Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional
da França.

" Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muita, nos aproxima".
Fato verídico ocorrido em 1892, integrante da biografia de Louis Pasteur.

Que Deus abençoe imensamente a sua vida, a sua família, o seu trabalho, seus amigos, e todos aqueles a quem você quer bem, afinal, Deus sabe de todas as coisas.

Tenha um bom dia!!!

Graça e paz de Cristo para o seu coração!

www.familiaegraca.com.br