quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Efeito cascata

Rio Acre ameaça colapso no abastecimento



mas as derrubadas de árvores não param


Nesta foto (blog do Altino) se pode observar as causas e os efeitos. Na ponte sobre o rio completamente seco, uma carreta com toras de árvores, retiradas no projeto do tal manejo sustentado
A coordenação Estadual da Defesa Civil, admite que o nível do principal manancial de abastecimento de água, em Rio Branco, nosso Rio Acre chegou a uma cota bem crítica mas nada de inédito como querem fazer acreditar.
Carlinhos, servidor público lotado na Defesa Civil há vários anos, é também o responsável pelo monitoramento dos níveis do Rio Acre e admite. “Quando eu era criança já brincava nessa época do ano em cruzar o rio andando ali na volta da Bonal. É portanto, bastante comum o nível do rio atualmente”. E arremata: Nunca ficamos alarmados por isso.

Ao seu lado, outro servidor da Defesa Civil igualmente antigo, pondera: “Carlinhos, naquela época, o consumo era bem menor”. Eu que a tudo ouvia após perguntar do Carlinhos qual o risco de ficarmos sem água para beber, já havia ascendido o fósforo para soltar rojão, com a primeira resposta, assoprei o palito com a segunda opinião.

Bem, entre uma opinião e outra, vale lembrar que em 2005, muitos rios na região do amazonas simplesmente secaram. Lembram do lençol de peixes mortos no leito dos rios totalmente secos?

Há uns vinte anos a gente achava ser frescura de ambientalista, questionamento do tipo o rio vaia acabar em dez anos. Ai na postagem abaixo, uma das centenas de carretas que transportam toras de madeiras dia e noite da reserva do Antimari, tudo legalzinho dentro do tal projeto de manejo sustentado.

No projeto esqueceu-se de perguntar ao nosso rio e seus afluentes , quantos anos suportariam de retiradas interruptas de madeiras das nossas florestas.

Nenhum comentário: