terça-feira, 31 de agosto de 2010

Segurança Pública

Por desconhecimento candidato ao senado

culpa secretária por falta de segurança

Quantos transtornos, a desinformação tem causado a humanidade? Difícil avaliar. Quantas mentiras nos têm sido passadas como se verdadeira fossem e que terminam sendo aceitas em prejuízo até da nossa própria vida. Exemplos existem a perder e vista...

No programa eleitoral é possível essa maldade da desinformação ser sentida com muito mais freqüência. Pois são muitos a prometer o que jamais poderão cumprir.. Por desinformação sobre os poderes que lhes serão auferidos com o cargo a que se propõem conquistar através do voto, e outros por puro mau caratismo mesmo. Difícil avaliar se é esse o caso, mas vamos dá um exemplo.

No programa da coligação Trabalhar para Empregar , um dos candidatos falou sobre segurança pública e até fez comparações da pasta com um time de futebol, para dizer que estamos perdendo o jogo para o time dos bandidos.

Lembrou que, pelo mesmo raciocínio comparativo, quando a equipe perde três partidas consecutivas, o técnico não resiste a pressão. Ou é demitido ou de forma voluntária, pede pra sair.

Foi a deixa para pedir ao governador, a substituição da secretária de segurança. No seu entender, uma pessoa que está no cargo por amizades pessoais. Sem nenhuma afinidade com o setor. Esse seria a causa principal de todos os males.

Aí uma série de desinformação em cadeia que, tal pedrinhas de dominó colocadas uma atrás da outra, cai derrubando tudo no atacado. A secretária Márcia Regina tem mais conhecimentos de segurança pública, que muitos delegados ou oficiais da PM. Lógico que aqui não há nenhuma intenção de desmerecer esses delegados ou oficiais, sabendo do valor que cada um tem dentro de suas respectivas corporações.

O fato é que Márcia Regina ao chegar na segurança pública surpreendeu a todos pelo conhecimento absoluto sobre o assunto. Fala com prioridade sobre o assunto e há muito liderava a equipe da procuradoria Geral do Estado que trabalhava na elaboração do projeto de sistema integrado de Segurança Pública.

O policiamento sistêmico, o compartilhamento de forças, o Sistema Integrado de segurança pública, a divisão da segurança pública por regionais, dotando cada quanto da cidade com dois gestores sendo um oficial da PM e um delegado.

Isso chama se descentralização. Além disso a Polícia Civil cujo secretário Emilson de Farias é o responsável direto pela segurança pública do Estado, estando o papel da secretária de segurança, restrito a gerir as condições para que Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, possam desempenhar sua respectivas missões.

E isso está sendo feito com sobra. Nunca essas pastas receberam tantos benefícios. Portanto dentro do campo das comparações, se o padre recebe uma paróquia com as finanças saneadas, saldo de caixa igreja reformada, sino funcionando e toda estrutura e ainda assim, não consegue atrair os fies?, Não é o bispo que precisa ser destituído ou substituído e sim o próprio reverendo.

No caso da segurança pública, jogar pedras na secretária Márcia é o mesmo que jogar pedras na lua ou no oceano. Não vai fazer diferença ou pelos menos, não vai contribuir em nada para melhorar ou reduzir os índices de violência.

Nenhum comentário: