domingo, 5 de dezembro de 2010

Perigo a vista

Bandos em bicicletas põem em risco a

vida de quem visita a Quinta Ponte

Ciclistas são ameaças para quem visita instalações da nova ponte
 Adolescentes, habitantes dos bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto, se divertem disputando “pegas” em bicicletas, nos aclives em sentido duplo da 5ª Ponte.
Do alto das “lombadas” eles disparam em frenéticas pedaladas disputando o 1º lugar até o final da ponte e chegam a imprimir uma velocidade (calculada aleatoriamente) de uns 40 km/hora. Tudo naturalmente em meio à sutil advertência para os transeuntes assim, do tipo: “Sai da frente filho da P.”.
O palavrão é escolhido na hora, dependendo de quem está à frente. Se for uma pessoa idosa, moça ou criança. Cada um tem seu “esculacho” próprio.
Infelizmente, tudo isso causa mal estar para quem está visitando o local em companhia de familiares e amigos, que por ventura estejam visitando a cidade. Mas não é tudo. Nem é o mais grave diante de outra situação.
“Acidentalmente” se um ciclista atropelar alguém, os efeitos serão trágicos para ambos. Ou para os participantes das “pegas", pois não é descartado que um “efeito dominó” possa mandar pelo menos meia dúzia para o Pronto Socorro.
O ex-governado Joaquim Macedo - tio do senador Jorge Viana - foi vitima fatal de um desses ciclistas malucos, quando caminhava nas imediações da passarela que leva seu nome, no centro de Rio Branco.
No sábado a tarde estive visitando a ponte nova e testemunhei o que estou advertindo. Claro que não se pode culpar a polícia (ou a falta dela) em cada canto da cidade.
Não custa muito, porém, o diretor da Ciatran determinar aos patrulheiros uma ronda periódica pelo local. Os ciclistas ensandecidos podem machucar seriamente uma criança ou uma pessoa idosa, sem agilidade para sair da frente em “tempo hábil”.



Nenhum comentário: