domingo, 9 de janeiro de 2011

Celeiro de cobras

Agentes penitenciários estão “se achando”
Agentes penintenciários se acham as únicas autoridades do mundo


Quando o Governo do Estado optou por retirar a PM da guarnição interna do presídio e passar essa missão para os agentes penitenciários - recém empossados - não sabia da “ninhada de cascavéis” que estava criando.

Desde que os agentes assumiram suas funções, espocam reclamações de maus tratos, humilhações e espancamentos de presos. Na contra partida, um agente foi morto em execução e outros correram a polícia ou para mídia, dizer que está sendo ameaçados.

Esqueçam que o preso tem parentes aqui fora e em alguns casos, bem piores que os lá de dentro.

Minhas impressões sobre os agentes

Meu cunhado foi preso e enviado ao presídio porque o delegado Ariosto Piris Miguéis entendeu ser crime inafiançável e de alta periculosidade andar sem o porte de arma. Ele meu cunhado é caçador e tem todo legalizado junto a Polícia Federal mais no dia em que foi abordado pela polícia em blitz no transito, foi encontrada a espingarda guardada na porta malas do carro. Ele havia esquecido o porte.

O delegado em apreço não quis conversa. Mandou o infeliz para o presídio mesmo esse implorando para que ele (o delegado) mandasse um agente em sua companhia ir até sua casa pegar o tal porte. Enfim...

Esse trecho é apenas para justificar a prisão do meu cunhado e minha ida ao presídio para saber em que poderia ajudá-lo.

Pois bem. Não tenho por hábito carregar crachá de jornalista e menos ainda (jamais) pronunciei para ninguém a maldita frase “sabe com quem está falando”.

Pois o sujeito mandou que eu me afastasse com a moto

até certo ponto em trevo que fica nas proximidades da guarita central. Fiz isso. Deixei a moto e retornei novamente até o agente. Quando cheguei perto dele, determinou que a distância não estava adequada. Assim tive que retornar para deixar a moto mais distante.

Ai finalmente ele se dignou a perguntar o que eu queria. Disse lhe que meu cunhado havia sido preso e eu precisar vê-lo. Para saber em que eu poderia ajudar.

O cara na maior prepotência disse que eu tinha que fazer um cadastro, pegar uma carteirinha, esperar um dia de visita. E que após isso eu só poderia falar com o meu cunhado após oito dias, pois até lá, ele estaria no corretivo.

Aí fiz merda. “O senhor está louco ou de brincadeira?

Meninos, só não apanhei porque fiquei caladinho. Dei meia volta em direção a cidade.

Agora, após a fuga de pelos menos 11(onze) presos na primeira semana de troca de direção do presídio o que posso avaliar é que estão “de mau” com a nova direção por retirada de privilégios. Queixam-se de, mas condições de trabalho e ameaçam greve.

Sorte deles que o governador Tião Viana é um democrata. Homem de diálogo e deverá mandar alguém para mediar o “conflito”.

Fosse eu encarregado de mediar a “crise”, recolocava a PM de volta ao presídio e demitia todos os agentes penitenciários, pois não disseram até agora, para que vieram e por sorte, não farão falta.

Nenhum comentário: