quinta-feira, 31 de março de 2011

Exposição pelo dever de informar

Portador do vírus de Hepatite C
Queridos leitores. No mês passado entrei na lista dos milhares de acriano acometidos de dengue. Aprendi muito sobre a “doença” conversando com médicos e enfermeiros que, por se tratar de uma epidemia, adquiriram bastante experiência no assunto.

Portanto saibam que a dengue é transmitida pela picada do inseto fêmeas dos mosquitos das Aedes aegypt. A picada é na maioria das vezes indolor e não causa marcas na pele, o que pode dificultar a identificação da doença.

O vírus permanece de 8 a 12 dias, passando por um processo de incubação no próprio mosquito, depois que este pica uma pessoa infectada. O mosquito passa a transmitir a doença depois deste período. O período de incubação até o individuo descobrir as doenças é de 3 a 15 dias.

O médico considera o resultado positivo pra dengue, quando o número de plaquetas for inferior a 150.

Quando sentir algo estranho fiz o hemograma e meu número de plaquetas registrou apenas 57. Bem Crítico. De imediato fui internado para tomar soro e daí em diante, minha vida deu uma guinada de 90 graus.

É que, por mais que eu tomasse soro, meu número de plaquetas não subia até que a meu pedido, foi suspenso o tratamento com soro e fui encaminhado um hematologista. Entre os muitos exames solicitados, um especifico para hepatite.

Meu mundo ficou de ponta cabeça ao receber o resultado de positivo para Hepatite C. Nossa Senhora! Fiquei literalmente arrasado. Meu emocional e psicológico despencaram. Sem mais nem menos, foi acometido de doenças que nunca tive antes. Depressão extremada e a clara sensação que já estava morto e apenas não havia caído.

Finalmente com a entrega do resultado dos exames tudo mudou. Estou dando publicidade ao meu caso especifico, para servir de exemplo para os outros. De acordo o infectologista Thor Dantas, a maior parte da população é portadora do vírus de uma das espécies de hepatite, e nem sabe.

Se eu não tivesse feito o exame para saber se estava com dengue, talvez nunca viesse a descobrir que era portador do vírus da hepatite C. Portanto, muita calma nessa hora. Não há motivos para pânico. Pesquisei na internet em um site especializado. Estou republicado para levar mais informações aos leitores do blog

CONHECENDO A HEPATITE C

A hepatite C é causada por um vírus que ataca o fígado de forma lenta e silenciosa, inicialmente sem sintomas físicos para o portador. O vírus pode danificar o fígado da pessoa contaminada, ocasionando, às vezes, cirrose e câncer do fígado. A evolução do dano ao fígado é diferente para cada indivíduo, podendo levar entre 20 e 30 anos, quando 1 de cada 4 infectados evolui para cirrose ou câncer no fígado. O portador de hepatite C que desconhece estar infectado aparentemente leva uma vida totalmente normal, pois a doença na maioria dos casos não apresenta sintomas e os riscos de contágio na vida social, na família ou no trabalho são pequenos quando tomadas algumas precauções. Mas silenciosamente pode estar perdendo o seu fígado!

A maior fonte de contaminação aconteceu no passado com as transfusões sanguíneas, possibilidade hoje muito reduzida pelos testes de sangue realizados nos hemocentros. O compartilhamento de seringas e agulhas de injeção por uso médico também é coisa do passado, já que hoje se emprega material descartável. Atualmente, os maiores fatores de risco de contaminação são o compartilhamento de utensílios empregados para o uso de drogas injetáveis, que representa dois terços das novas infecções, e acidentes com instrumentos cortantes, inclusive com instrumentos de manicuro ou pedicuro.

A prevenção é importante, porém é muito importante detectar os milhões de infectados existentes e evitar que evoluam para danos irreversíveis na sua saúde. É muito importante que você realize o teste de detecção, caso faça parte dos grupos de maior risco de já estarem contaminados, que são:

- pessoas que receberam transfusão de sangue, antes de 1993;
- usuários de drogas injetáveis ou inaladas, inclusive aqueles que o fizeram só uma vez, em qualquer época da vida;
- filhos de mães contaminadas com a hepatite C;
- pessoas em tratamento de hemodiálise;
- hemofílicos;
- pessoas contaminadas pelo HIV;
- pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou com histórico de doenças sexualmente transmissíveis;
- pessoas com tatuagens ou piercings.

O teste de detecção, chamado ANTI-HCV é simples, barato, não é traumático (praticamente não dói). É coberto por todos os planos de saúde, podendo ainda ser realizado, nos hospitais públicos, nos Centros de Testagem e Acompanhamento - CTA e ainda em alguns postos de saúde.

Na sua próxima consulta médica, converse com o seu médico sobre a conveniência de realizar o teste de detecção da hepatite. Se o resultado for positivo, procure assistência médica especializada (infectologistas, hepatologistas ou gastroenterologistas) ou os hospitais de referência do SUS.

Se o resultado for positivo, para não acelerar a progressão da destruição do fígado, você deve evitar totalmente a ingestão de bebidas alcoólicas e procurar receber as vacinas para prevenir as hepatites A e B.

COMO EVITAR O CONTÁGIO COM A HEPATITE C?

Infectar-se com o vírus da hepatite C é muito difícil, pois ele somente é transmitido através do contato com sangue contaminado penetrando na pele por algum ferimento. Não há comprovação de contaminação por fluidos corporais, como saliva, suor, lágrimas, sêmen ou leite materno (a mãe contaminada pode amamentar). Não ocorre transmissão do vírus C por meio de abraços, beijos, ou pelo compartilhamento de pratos, copos, talheres ou roupas. A contaminação sexual é possível, porém de ocorrência extremamente rara. O contágio sexual é muito difícil e somente acontece se os parceiros tiverem algum ferimento ou no caso de sexo violento. Por precaução use sempre a camisinha.

Tenha cuidado na manicuro e pedicuro, nem todos possuem ou utilizam a autoclave de maneira correta - prefira sempre utilizar seus próprios instrumentos, pois nesses lugares pode ocorrer a contaminação.

Exija de seu dentista o uso de máscara facial, luvas e protetores da base da turbina, do micro-motor, da seringa de ar e da "asa" do foco de luz, descartáveis e trocados na sua frente. O vírus se mantém ativo até por três dias nos instrumentos contaminados.

Não existe vacina para se proteger da hepatite C. A melhor vacina é a prevenção e os cuidados gerais. Você pode encontrar informações nas associações e grupos de apoio aos portadores:
AC - Rio Branco - APHAC - Tel.: (68) 3224.3828

Nenhum comentário: