sexta-feira, 22 de abril de 2011

A confraternização da Pascoa na Boi Não Ha


Muita alegria e descontração entre famílias














Muito se fala sobre páscoa, ressurreição de cristo, festa pagã etc.. falta o lado festivo. Lembrem-se da alegria dos seguidores de cristo ao visitarem o santo sepulcro e descobrirem que ELE havia subido ao seu e estava a direita de Deus Pai de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos....

Muito bem. O lado festivo da páscoa é a confraternização. Tema que une os povos, os amigos e a família. Minha páscoa não poderia ter sido mais feliz. Na chácara Boi Não Há - pedacinho de chão onde nos reunimos nos finais de semana, aqui em Rio Branco - hospedou boa parte da minha família que veio de Porto Velho. Meu filho Keiko e a namorada Dany, minha filha Priscila, a minha sobrinha Jane, que veio de Portugal em companhia do filho Henrique.

Do lado da velha e eterna namorada Diva, recebemos a filha Catryne e seu namorado Thiago. O casal de amigos deles, Fernando, nossa amiga Zulivre, o casal de sogros, Bastião e Celsa, Máximo com sua Shandrina e a filha Manoela, de Capixaba vieram o casal de pedagogos e cunhados, Márcio e Elizandra em companhia do filhote Dudu. O cunhado “Manel” em companhia da namorada Maiklene e o vizinho Alex, a sobrinha Luana e o filho “Luan”. Cerveja, churrasco (sim senhor) e peixe. Muito peixe. Gente, ces não fazem idéia do tamanho da muvuca.

Para entender um pouco o seu significado

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas. Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

Nenhum comentário: