sexta-feira, 17 de junho de 2011

Box PM na Custódio Freire

Sesp busca alternativas legais para
funcionamento de Box na Rodovia Federal

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 17/06/2011

Um trailer (Box - fixo) da Polícia Militar, localizado na BR-364 em frente Vila Custódio Freire, tem protagonizado debates, elogios e reclamações. Os agentes PM’s escalados para tirar serviço no local, são crucificados por não fazerem nada e quando fazem, são criticados por “perturbar pessoas que se dirigem ao aeroporto, para buscar ou deixar passageiros”.
Para evitar maiores problemas, o comandante da 4ª Regional de Segurança Pública com jurisdição também sobre a vila Custódio Freire, Ten.Cel-PM Vitor, mandou fechar o boxe. Provocou descontentamento coletivo. Nenhum morador da Vila aceitou a decisão.
Uma comissão foi criada e encarregada de ir ao QG da PM apelar ao comandante geral pela manutenção do BOX. O assunto chegou a envolver o Secretário de Segurança Pública.
Em uma das idas e vindas ao Município Bujari, o secretário Ildor Reni Graebner foi convidado pelo Cel-Pm Vitor, a visitar e conhecer o Box da Custódio Freire. O militar aproveitou para reclamar da falta de autonomia. O Box está localizado em uma avenida federal com jurisdição exclusiva da Polícia Rodoviária Federal. A Polícia Militar não pode notificar condutores infratores.
A iluminação do Box é feita diretamente através da rede. Pode ser creditada a iluminação pública não fosse a Eletroacre “exigir” a instalação de um poste, um padrão de energia com relógio medidor de consumo e tudo mais.
Ponderado, o secretário explica que um convenio está sendo planejado para que as policiem estaduais possam autuar na ausência da PRF. Os recursos arrecadados, divididos meio a meio.
“Isso está sendo objeto de estudo”. Ele acredita que o caso do Box PM da Custódio Freire é emblemático e pontual. Avalia que através de diálogo e negociações, “será encontrado um meio termo que atendas a todos”.

Nenhum comentário: