quarta-feira, 29 de junho de 2011

Operação integrada de bombeiros e CIOPAER

Resgate aéreo com vitimas de incêndio
simulado do prédio da assembléia


Escrito por Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 29/06/2011

Bombeiros e policiamento aéreo fazem operação integrada de incêndio e resgate de vitimas do alto do prédio da assembléia







Na manhã desta quarta-feira 29, uma operação integrada entre Corpo de Bombeiros e a Companhia de Policiamento Aéreo (Ciopaer) promoveu a simulação de incêndio com vitimas e salvamento aéreo.
Pneus dentro de tambores foram queimados no alto da Assembléia Legislativa. As principais ruas do centro da capital foram interditadas. A idéia era criar um cenário mais próximo possível da realidade. Centenas de pessoas alheias a realidade foram atraídas pelo aparato montado em torno  simulação.  
As “vitimas” foram resgatadas via aérea pelo helicóptero João Donato, em diferentes situações e simulações. Resgate de vitimas em macas - para pessoas feridas e que não podiam se locomover e dentro de “puçá” uma espécie de sacola semelhante à usada por pescadores para colocar peixes.  
Paralelo as operações do Ciopaer, Bombeiros fizeram simulação de combate a incêndio, resgate de vitima em rapel e outras modalidades de salvamento. Um “aperitivo” do que se pode antever para a Semana Nacional do Bombeiro Militar, cuja comemoração acontece a parti do dia 2 de julho. 
O coronel BM-Flávio Ferreira Pires, comandante do Corpo de Bombeiro, explicou que a escolha da Assembléia Legislativa como palco da encenação não foi por acaso. Lembrou o grande incêndio que destruiu completamente o prédio da Assembléia em 2002. “Época em que não tínhamos a metade de estrutura que temos hoje. Nem equipamentos nem treinamentos”.  
A situação vivida pelos bombeiros à época do incêndio: “serviu para demonstrar a coragem e dedicação dos nossos homens. Eles arriscaram suas próprias vidas para compensar as péssimas condições de trabalho que tínhamos. Graças aos investimentos do Governo do Estado nos últimos dez anos, estamos em situação bem mais confortável. Hoje presenciamos aqui a simulação de resgate em helicóptero. Isso nem imaginávamos pudesse presenciar. Podemos garantir que estamos bem mais preparados, treinados e capacitados que antes”.

Nenhum comentário: