domingo, 7 de agosto de 2011

Investigação qualificada



Agentes policiais civis e militares são
capacitados em curso de inteligência

Escrito por Nonato de Souza
Ascom / SESP
Em 08/08/2011

O curso é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança e aplicado em 16 Estados

No último final de semana, 44 agentes das polícias Civil e Militar concluíram o primeiro curso de Inteligência Policial. Uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública com aplicação simultânea em 16 estados localizados em região de Fronteira a serem beneficiados ainda este ano, com a Polícia Especial de Fronteira (Pefron).
A especialização em Inteligência é uma ação pioneira de aula presencial, após o cumprimento do conteúdo curricular à distância, a parti do Tele centro instalado no Centro Integrado e conta com apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública – SESP. Foi ministrado pelo especialista Itamir Alisson Neves de Lima. Por ser uma ação do Senasp dá direito a Certificado de Introdução à Atividade de Inteligência e servira aos concludentes como  formação de multiplicadores  para ampliação do conhecimento para outros cursos futuros.
A gestora estadual do Tele Centro, Terezinha Messias Lima, o sargento PM Adilson de Oliveira e o sargento da Força de Segurança Nacional, Luciano Roberto foram os supervisores indicados pelo Senasp.

Segundo autoridades no assunto, a Inteligência Policial pode ser conceituada como sendo o conjunto de ações no sentido de coletar, analisar, sistematizar e agregar valor as informações, com a finalidade de possibilitar que o gestor da segurança pública possa identificar antecipar e, evitar lesões a ordem e a segurança pública. Caso tais lesões não sejam evitadas, oferecer uma resposta efetiva dos órgãos de segurança, protegendo dessa forma a sociedade e o Estado.

De acordo com Delegado de Polícia Maurício Correali  -  membro do Conselho de Ética da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo  - “a atividade de Inteligência de Segurança Pública (ou ISP), compreende um conjunto de ações voltadas à produção de conhecimentos orientadores dos gestores públicos da segurança na prevenção e no enfrentamento do fenômeno criminal, identificando suas causas e minimizando seus efeitos, a partir do emprego de metodologia própria”.

Nenhum comentário: