sábado, 10 de dezembro de 2011

Fim do Barulho

SESP capacita agentes da CIATRAN e
DETRAN para medição de níveis de ruído

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 10/12/2011



A poluição sonora em nossa capital sai do âmbito da perturbação pública e passar a ser considerado caso de polícia. O abuso reiterado de proprietários de veículos equipados com possante aparelhagem de som, cujo volume ultrapassa a casa dos 100 becibeis, muito acima do que o ouvido humano consegue suportar.
O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) é constantemente acionado nos finais de semana por família que residem próximo a casa de festas ou mesmo as margens do Canal da Maternidade aonde nas madrugadas, notívagos chegam a promover desafios pelo volume mais alto.
 A polícia vai ao local, determina a redução do volume, mas ao se retirar para atender outra ocorrência, a barulheira volta ao “normal”.
Isso vem acontecendo porque nossas agentes não estavam qualificados a manusear o Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também conhecido por decibelímetros, um instrumento utilizado para realizar medição de níveis de ruído, com fácil manuseio e grande precisão. 
Nas reuniões de avaliação do Plano de Metas da 1ª e 2ª Regional de Segurança Pública, ambas abrangendo a parte central da capital, a perturbação do sossego era a principal reclamação. A diretoria de Planejamento Estratégicos da Secretaria de Segurança Pública – SESP - agiu junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) e trouxe a Rio Branco o professor João Gualberto de Azevedo para aplicação para 20 multiplicadores da Ciatran e DETRAN. Eles se encarregarão de repassar os conhecimentos para o restante da corporação.
O curso com duração de 16 horas teve início na manhã de sexta-feira e se encerrou no sábado, em uma das salas de aula do Centro Integrado de Estudo e Pesquisa em Segurança Pública - CIEPS.
A promotora pública Mery Cristina, da coordenadoria do Meio Ambiente, prestigiou a aula inaugural. Disse que o Ministério Público tem muito a ganhar com a realização do curso, pois antes não dispunha de embasamento técnico parta agir. “O agente policial não tinha conhecimento do mecanismo de medição de ruídos, se o volume estava acima do permitido. Assim os infratores se livravam das penalidades legais...”
O secretário de Segurança Renir Graebner disse que: “a qualificação dos profissionais é um compromisso do governador para assegurar que todos possam oferecer um bom serviço à população”.

Nenhum comentário: