quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

GGI avalia situação atual do ISE


GGI reúne para avaliar situação do Instituto Sócio Educativo

Nonato de Souza
Ascom/SESP
Em 15/12/2011

 No final da tarde de quarta, 14, aconteceu a última reunião do Gabinete de Gestão Integrada (G.G.I) da Secretaria de Segurança Pública em 2011. O gabinete reuniu os principais gestores da segurança pública. Sua convocação ocorre ordinariamente a cada três meses ou extraordinariamente a qualquer momento, se algo importante o justificar.

Em sua composição estão representantes das polícias civil, Militar Rodoviária e Federal, Poder Judiciário e do Ministério Público, Corpo de Bombeiro, Iapen, ISE e Sejusdh, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e Juizado da Infância da Juventude. O coordenador do GGI é o secretário de Segurança Pública - SESP. Reni Graebner.
Na quarta, o GGI foi reunido para tratar do Instituto Sócio Educativo o ISE. O coordenador Dimas Sandas acredita haver urgente necessidade em se articular a rede de atendimento do sistema para garantia de direitos e aproveitou para fazer uma contextualização, mostrando a evolução dos números de atendimento entre 2010 e 2012.
Ele disse, por exemplo, que em janeiro deste ano o número de internos era 281 e ao final de novembro já eram 410 as internações.
 Para atender essa demanda sempre crescente, o diretor do instituto defende a eficiência do aparado de repressão. Aponta entre as muitas deficiências a fragilidade do sistema semi aberto, uma justificativa restaurativa, investimento na infra estrutura e apoio social pela aplicação de uma pena mais severa. 
Em meio aos debates o diretor do sistema penitenciário do Estado, delegado Dirceu Augusto contestou as afirmações do secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, ao afirmar que agentes sócios educadores eram desqualificados ao tratamento com os reeducandos.
A final ficou definida a criação de um comitê técnico com especialistas, mutirão com defensores públicos para avaliação dos processos e por fim a elaboração de projeto a médio e longo prazo que Beneficie e o Instituto Sócio Educativo.

Nenhum comentário: