quinta-feira, 31 de março de 2011

Exposição pelo dever de informar

Portador do vírus de Hepatite C
Queridos leitores. No mês passado entrei na lista dos milhares de acriano acometidos de dengue. Aprendi muito sobre a “doença” conversando com médicos e enfermeiros que, por se tratar de uma epidemia, adquiriram bastante experiência no assunto.

Portanto saibam que a dengue é transmitida pela picada do inseto fêmeas dos mosquitos das Aedes aegypt. A picada é na maioria das vezes indolor e não causa marcas na pele, o que pode dificultar a identificação da doença.

O vírus permanece de 8 a 12 dias, passando por um processo de incubação no próprio mosquito, depois que este pica uma pessoa infectada. O mosquito passa a transmitir a doença depois deste período. O período de incubação até o individuo descobrir as doenças é de 3 a 15 dias.

O médico considera o resultado positivo pra dengue, quando o número de plaquetas for inferior a 150.

Quando sentir algo estranho fiz o hemograma e meu número de plaquetas registrou apenas 57. Bem Crítico. De imediato fui internado para tomar soro e daí em diante, minha vida deu uma guinada de 90 graus.

É que, por mais que eu tomasse soro, meu número de plaquetas não subia até que a meu pedido, foi suspenso o tratamento com soro e fui encaminhado um hematologista. Entre os muitos exames solicitados, um especifico para hepatite.

Meu mundo ficou de ponta cabeça ao receber o resultado de positivo para Hepatite C. Nossa Senhora! Fiquei literalmente arrasado. Meu emocional e psicológico despencaram. Sem mais nem menos, foi acometido de doenças que nunca tive antes. Depressão extremada e a clara sensação que já estava morto e apenas não havia caído.

Finalmente com a entrega do resultado dos exames tudo mudou. Estou dando publicidade ao meu caso especifico, para servir de exemplo para os outros. De acordo o infectologista Thor Dantas, a maior parte da população é portadora do vírus de uma das espécies de hepatite, e nem sabe.

Se eu não tivesse feito o exame para saber se estava com dengue, talvez nunca viesse a descobrir que era portador do vírus da hepatite C. Portanto, muita calma nessa hora. Não há motivos para pânico. Pesquisei na internet em um site especializado. Estou republicado para levar mais informações aos leitores do blog

CONHECENDO A HEPATITE C

A hepatite C é causada por um vírus que ataca o fígado de forma lenta e silenciosa, inicialmente sem sintomas físicos para o portador. O vírus pode danificar o fígado da pessoa contaminada, ocasionando, às vezes, cirrose e câncer do fígado. A evolução do dano ao fígado é diferente para cada indivíduo, podendo levar entre 20 e 30 anos, quando 1 de cada 4 infectados evolui para cirrose ou câncer no fígado. O portador de hepatite C que desconhece estar infectado aparentemente leva uma vida totalmente normal, pois a doença na maioria dos casos não apresenta sintomas e os riscos de contágio na vida social, na família ou no trabalho são pequenos quando tomadas algumas precauções. Mas silenciosamente pode estar perdendo o seu fígado!

A maior fonte de contaminação aconteceu no passado com as transfusões sanguíneas, possibilidade hoje muito reduzida pelos testes de sangue realizados nos hemocentros. O compartilhamento de seringas e agulhas de injeção por uso médico também é coisa do passado, já que hoje se emprega material descartável. Atualmente, os maiores fatores de risco de contaminação são o compartilhamento de utensílios empregados para o uso de drogas injetáveis, que representa dois terços das novas infecções, e acidentes com instrumentos cortantes, inclusive com instrumentos de manicuro ou pedicuro.

A prevenção é importante, porém é muito importante detectar os milhões de infectados existentes e evitar que evoluam para danos irreversíveis na sua saúde. É muito importante que você realize o teste de detecção, caso faça parte dos grupos de maior risco de já estarem contaminados, que são:

- pessoas que receberam transfusão de sangue, antes de 1993;
- usuários de drogas injetáveis ou inaladas, inclusive aqueles que o fizeram só uma vez, em qualquer época da vida;
- filhos de mães contaminadas com a hepatite C;
- pessoas em tratamento de hemodiálise;
- hemofílicos;
- pessoas contaminadas pelo HIV;
- pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou com histórico de doenças sexualmente transmissíveis;
- pessoas com tatuagens ou piercings.

O teste de detecção, chamado ANTI-HCV é simples, barato, não é traumático (praticamente não dói). É coberto por todos os planos de saúde, podendo ainda ser realizado, nos hospitais públicos, nos Centros de Testagem e Acompanhamento - CTA e ainda em alguns postos de saúde.

Na sua próxima consulta médica, converse com o seu médico sobre a conveniência de realizar o teste de detecção da hepatite. Se o resultado for positivo, procure assistência médica especializada (infectologistas, hepatologistas ou gastroenterologistas) ou os hospitais de referência do SUS.

Se o resultado for positivo, para não acelerar a progressão da destruição do fígado, você deve evitar totalmente a ingestão de bebidas alcoólicas e procurar receber as vacinas para prevenir as hepatites A e B.

COMO EVITAR O CONTÁGIO COM A HEPATITE C?

Infectar-se com o vírus da hepatite C é muito difícil, pois ele somente é transmitido através do contato com sangue contaminado penetrando na pele por algum ferimento. Não há comprovação de contaminação por fluidos corporais, como saliva, suor, lágrimas, sêmen ou leite materno (a mãe contaminada pode amamentar). Não ocorre transmissão do vírus C por meio de abraços, beijos, ou pelo compartilhamento de pratos, copos, talheres ou roupas. A contaminação sexual é possível, porém de ocorrência extremamente rara. O contágio sexual é muito difícil e somente acontece se os parceiros tiverem algum ferimento ou no caso de sexo violento. Por precaução use sempre a camisinha.

Tenha cuidado na manicuro e pedicuro, nem todos possuem ou utilizam a autoclave de maneira correta - prefira sempre utilizar seus próprios instrumentos, pois nesses lugares pode ocorrer a contaminação.

Exija de seu dentista o uso de máscara facial, luvas e protetores da base da turbina, do micro-motor, da seringa de ar e da "asa" do foco de luz, descartáveis e trocados na sua frente. O vírus se mantém ativo até por três dias nos instrumentos contaminados.

Não existe vacina para se proteger da hepatite C. A melhor vacina é a prevenção e os cuidados gerais. Você pode encontrar informações nas associações e grupos de apoio aos portadores:
AC - Rio Branco - APHAC - Tel.: (68) 3224.3828

quarta-feira, 30 de março de 2011

Novamente os Invasores

Nem todos são o que parecem ser

Na ativa, cobri  diversos eventos de invasão de espaços públicos. Ordens de Reintegração de Posse e Despejos. Fui beneficiado pela sorte. Nunca cheguei a presenciar atos de violência física contra invasores. Pelo menos nos moldes convencionais para a época, quando normalmente a polícia "chegava batendo".

Único caso - Há quem  lembre da invasão da Fazenda Bauru, entre o final do bairro Taquari e Estrada do Amapá.  Lá pelos idos de 2002. Eu estava lá. Fui testemunha ocular e sem  "escamotear" nada possa afirmar que as agressões  partiram dos próprios invasores.  A partir daí, tudo fugiu do controle. 

Nós da imprensa,  também não "entramos na peia" porque prudentemente nos mantivemos  distância. Fiquei de longe só clicando o disparador da câmara fotográfica. A  equipe da TV Gazeta, comandada pela colega Dulcinéia Azevedo  se encarregou de gravar imagens que se ainda estiveram arquivadas podem testemunhar meu depoimento..
Fiz uma foto que ganharia qualquer prêmio, mas sua publicação não interessava   a editoria do jornal.  Foi para o lixo da história.   
Um Policial Militar  em meio a confusão  protegia uma criança de aproximadamente três anos. A colocou entre suas próprias pernas e gritava  a todo pulmão, para que os demais tivessem cuidado com a criança.
A foto ficou linda.  Um gesto de amor que se sobrepunha a tudo que acontecia naquela momento. Essa imagem, como já disse, nunca foi publicada.

 A verdade que não foi publicada 

Alguém liga para o jornal e fala da ação  de invasão, do despejo e do conflito que estava se iniciado. Jornal e TV Gazeta funcionavam no mesmo prédio.  Portanto partiu uma equipe de cada veiculo de comunicação.  Eu e a colega Dulcinéia Azevedo Lá nos deparamos   com um bom número de PM e maior quantidade de invasores.
Cada grupo posicionado a cinco metros de uma marca  delimitando os espaços, feitos por  finos pedaços de madeira. Era como se dois lutadores estivessem sobre um ring, esperando tocar o gongo para iniciar a luta.

Até parece que os invasores haviam ensaiado! Assim que chegamos ao local, armados com "cabos" de enxadas, machados e troncos de pau, partiram para cima dos integrantes do  pelotão da PM.

Estes não apenas revidaram como aproveitaram para  externar o lado ruir  de cada um. Tudo saiu do controle. O comandante do destacamento determinou a prisão do autor inicial do ataque.  Os demais invasores queriam a todo custo, libertá-lo. Bem.

O que saiu no jornal 

No dia seguinte, a manchete do jornal - inventada, modificada, copidescada e apimentada - pelo então editor jornalista Chico Araújo -, dizia: "A polícia usou de extrema violência  contra  pessoas humildes, que queriam apenas um teto para morar. Um ato de extrema violência e  covardia, que deve ser apurado com rigor pelo Ministério Público".  E blá...blá.. Nenhuma linha do meu texto.  Estava  fraco comercialmente.
Até o bispo Dom Moacir  deu depoimento condenando à ação da PM.

Cheguei a ser hostilizado na redação, porque escrevi no meu texto:  "Foram os invasores responsáveis pela violência ocorrida no local".
Pelas mentiras publicadas no jornal, passei dias evitando encontro  com  policiais  envolvidos no episódio. Um dia, ao entrar no  Pronto Socorro,  ouvir alguém gritar  para  que todos pudessem ouvir.

- Mentiroso! Irresponsável..!  

Era um PM que tirava plantão no box da PM do Pronto Socorro que havia me reconhecido. Maior vexame.. Ossos do ofício!
Garanto que os jornalistas que estão saíndo da faculdade, nem imaginam  que um dia possam passar por isso. Não fazem idéia  como é o dia a dia de uma redação. 

OS INVASORES DA HORA

Casas concluídas, pintadas e prontas para morar. Apenas a espera que algum "iluminado" diga ao governador que já podem ser entregues.  Mais de dois anos sem solução. Um chamariz para invasores.  Gente geralmente pobre,  humilde, desinformada e louca  por um cantinho para morar.

Lideradas por  opositores politicos do governo, querendo fazer barulho  e sacanear. Ivasores  profissionais.  Incitam a violência e saem de fininho para longe do barulho na hora que a poliocia chega. Jamais  pegam um  simples empurrão da polícia.
E ele que chama a imprensa, dá entrevistas.  Escolhe o melhor lote para ele  e seus parentes. É o puxador de samba, a rainha da bateria. O foco das atenções.
Lidera alas de desesperados por moradia.  Ele é o principal beneficiado.  Sacramentada a invasão, vende os lotes  ou os imóveis que separou para si. Com o lucro da venda compra   casa, moto, carro e eletro doméstico. Paga as contas, arruma a própria vida.
Depois  é só escolher a próxima vitima. Que importância tem, se forem propriedades públicas ou  de particular? 

Quem conhece a história do Seringal Catapará  (próximo a Plácido de Castro)? Os invasores quebraram arames. Construiram casas dentro do pasto do propretário e cada "assembleia", os "líderes" matam  as reses  da própria fazenda invadida para alimentar  "os companheiros".

Sou contra invasões. Defendo o direito a moradia digna da forma como reza a constituição. Acredito que a população deve se unir de forma pacifica e organizada,  para reivindicar seus direitros.  Obrigando o Estado  doar casas para quem precisa.

Mas  Invadir? Isso é coisa de bandido . E,  bandido bom... é bandido.. Deixa para lá! Se não alguém pode pedir minha prisão.  Mais sobre o assunto  acesse o link a seguir:

terça-feira, 29 de março de 2011

A lei divina

Lei que verdadeiramente funciona

 Leio na imprensa local que o bandido Andreoli - assassino  da nossa colega e amiga Ana Eunice -, foi condenado a 50 anos de prisão em regime fechado. Há infeliz!  Se em nosso país valesse o que está escrito.  E voce passasse realmente, 50 anos na prisão em regiome fechado. Mas qual nada..?
No máximo  em 15 anos estarás  livre, leve a solto. Beneficiado que será  por uma sucessão de gargalos juridicos, criados para beneficiar bandidos. Mas saiba senhor bandido,  voce será beneficiado pela "lei dos homi"  mas  existe outras leis menos benevolente e mais justas.

 Exemplo?  Na noite ou madrugada de domingo passado (27/03),  um condutor atropelou dois motociclistas e covardemente tratou de fugir sem prestar socorro as vitimas, as deixando no solo como  se cães de ruas fossem.  A 100  metros adiante, em sua fuga  covarde, espatifou-se  em um poste e morreu   na hora. Claro que não é este simples mortal quem vai julgar  as pessoa por seus atos criminosos.  Cada um de nós é dono  do próprio destino. O importante que todos saibamos que para cada crime existe um castigo.. 

ÉTICA DESPORTIVA

Olá Daniele tenho enorme prazer em

contribuir para combater as injustiças

Olá Sr. Otanon, eu sou Daniele Martins, sou tetraplégica e atleta de Bocha Paraolímpico, e peço desculpas por buscar seu auxílio sem que me conheça, mas encontrei seu perfil no blogger e acredito que, com sua influência social, você possa me ajudar a sensibilizar o Ministro do Esporte, para que dê mais atenção ao vergonhoso episódio ocorrido comigo. Trata-se da minha não convocação para a Seleção Brasileira de Bocha 2011, por critérios inexplicáveis.

Moro em Uberlândia e faço faculdade de comunicação social, e meus amigos iniciaram um movimento na internet para mobilizar a opinião pública a favor da ética, transparência e justiça. Peço seu apoio, para que participe comentando e repassando esta campanha para seus contatos.

Também, se for possível, encaminhe minha história a outras pessoas socialmente influentes, que possam contribuir de alguma forma.
Abaixo seguem informações importantes sobre o caso.

AGRADEÇO MUITÍSSIMO!

Dani Martins
“Ser ético não é apenas se abster de fazer o mal, é também agir para promover o bem”. – Seja a mudança que você quer ver no mundo

================================================================

Dani Martins é atleta de Bocha Paraolímpico, atualmente possui os melhores resultados de sua classe, foi campeã brasileira em novembro de 2010 (bicampeã brasileira), está em 19º no ranking mundial, e prestes a obter classificação para as Paraolimpíadas de 2012, porém, não foi convocada para integrar a Seleção Brasileira de Bocha, que disputará a Copa do Mundo de Bocha em agosto de 2011.

A decisão é de responsabilidade dos dirigentes e técnicos da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE). Os critérios não foram esclarecidos satisfatoriamente, mesmo porque um dos atletas convocados não conquista medalha alguma, nos eventos oficiais (incluindo regionais), a mais de três anos, e pertence ao clube (associação) onde uma das técnicas da comissão responsável pelas convocações mantém vínculo profissional.

Após longas e inúteis tentativas de resolução por meios legais, a atleta não aceitou a sabotagem, e enviou uma carta ao Ministro do Esporte, Orlando Silva, solicitando sua intervenção, pelo caso ser de interesse nacional

terça-feira, 22 de março de 2011

Apelo comercial

Banner anuncia sexo de graça

Se voce acha que mulher pelada em propaganda de veiculos, agência de turismo, caixa de remédios, garrafa térmica, latas de cerveja e  até em tampa de panela é apelo comercial, então  veja aí a inscrição na foto  do bammer que tirei do facebook na Claudete.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia da caça


Ladrão é preso em flagrante

pelo serviço reservado da PM


O video publicado na rede TouTub mostra o preso sendo espancado por policiais

Ladrão sem vergonha que agora é tratado  por “cidadão infrator” segue um cliente do banco após este fazer um saque, cheio de maus intenções.  Em certo trecho (dizem que próximo ao calçadão da gameleira) mete um “três oitão” na cara do trabalhador e anuncia o assalto.
Cheio de estilo e competência. Com os bolsos abarrotados do dinheiro ganho com o suor alheio, trata de fugir e, para não correr qualquer risco de ser “apanhado” resolve render o condutor do primeiro veiculo que vê em sua frente. Isso é um assalto, acelera vagabundo!!!

E nem se deu ao trabalho de olhar para o banco de trás, onde estavam dois passageiros lhe enquadrando na mira de mortais pistolas ponto 40. O ladrão azarado entrou exatamente em uma “viatura” policial descaracterizada, ocupada por agentes de inteligência do Batalhão de Operações Policias (o competente BOPE) da Polícia Militar do Acre.

O ladrão sem vergonha foi preso. O dinheiro recuperado e devolvido a vítima que assistiu tudo a distância sem acreditar nos próprios olhos. Os “reservados” entregaram o ladrão azarado na Delegacia de Flagrantes (DEFLA) da Primeira Regional, no bairro Cadeia Velha.

Ai apareceu os PMs engraçadinhos que não tinham nada com o assunto, para dar pescoções no ladrão algemado. Também deram azar, porque alguém filmou tudo e postou a “paiaçada” no YouTub.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ajuda humanitária

Ajuda aos refugiados haitianos
devem obedecer a critérios

Mais de 5 mil fugiram dos presídios
 no Haiti durante o terremoto

Duas questões devem ser analisadas com critérios, em relação a situação dos haitianos que procuram refúgio no Brasil. A primeira questão é humanitária.
O povo brasileiro é por índole, hospitaleiro e acolhe aos que aqui aportam, com carinho e respeito. E assim deve ser.
Afinal muitos dos nossos irmãos que nos procuram estão tentando um lugar ao sol. Melhores condições de vida e aqui felizmente, há oportunidade para todos.
Recebê-los de braços abertos e ajudar os filhos de uma nação arrasada por terremotos é um dever de todos nós.
A segunda questão é a parte legal. Como todos sabem, após o grande terremoto que arrasou aquele País cerca de 5.500 presidiários fugiram do sistema prisional daquele País e como naturalmente a prioridade era socorrer as vítimas, os bandidos aproveitaram para fugir para outros países e assim ficarem impunes pelos crimes praticados.
Não estou querendo dizer que os haitianos que chegam ao Brasil são fugitivos. Mas quem pode dá garantias que entre as pessoas de bem não estejam muitos criminosos, tentando escapar da justiça em seu País? É necessário fazer uma triagem para saber quem é quem.
Os meios de comunicações hoje permitem que informações desse tipo sejam conseguidas em questão de minutos. Que os criminosos sejam deportados e entregues as autoridades do Haiti.
Os cidadãos trabalhadores, que vieram para nosso País em busca de oportunidades de trabalho, que sejam dado a eles toda ajuda possível. Leia aqui http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=16510  outras informações sobre a fuga em massa de criminosos no Haiti.

sábado, 12 de março de 2011

Terremoto no Japão

As imagens do terremoto no Japão são impressionantes. Confira ai esse vídeo"

quarta-feira, 9 de março de 2011

Parabens?

Salve 8 DE MARÇO, “Dia Internacional da Mulher”.

O que teriam elas a comemorar, após anos de descriminação, desigualdades e uma luta de séculos em busca de seu lugar ao sol?

O esforço para conseguir o devido respeito, no lar, no trabalho e na sociedade. A busca titânica para a superação da competitividade. Disputar em “iguais” condições para entrar no campo de trabalho. Que vantagens trouxeram às mulheres?

É verdade que muitas etapas foram alcançadas. Nos esportes, nas universidades, nos quartéis, nos grande aglomerados empresariais. Lá está à figura em destaque das mulheres seja pela beleza, competência ou as duas coisas juntas.

Parabéns!

Mas, tantas conquistas serviram para tirá-las da condição de mulher? Apesar das inúmeras responsabilidades que elas colocaram nas próprias costas, ainda são mães, esposas e donas de casa.

Em minha modesta opinião, o papel da mulher dentro da sociedade dobrou de tamanho. Estão em correria frenética para cuidar da casa, deixar as crianças no colégio, passar na academia, fazer as comprinhas básicas e chegar ao trabalho na hora certa.

No final do dia, cansada a exaustão, mal têm tempo para tirar os sapatos antes de colocar a casa em ordem. Preparar a janta, colocar o filho pra dormir e quando finalmente dão se por livres, tem que parecer linda, sex e carinhosa para atender o marido impaciente e cheio de desejos pelos seus carinhos. Se visto por essa ótica, o que teriam as mulheres a comemorar no “seu” Dia?

terça-feira, 8 de março de 2011

Festa da CARNEficina




PRF já registrou 1473 acidentes


com 166 mortes neste carnaval

Até o início da manhã desta terça-feira (08/03) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou em toda a malha rodoviária brasileira 1473 acidentes com 166 mortes e 1102 feridos. A PRF informou que 17525 testes de alcoolemia foram realizados, dos quais, 584 deram positivo para o uso de bebida ao volante. Neste período de carnaval a PRF prendeu 262 pessoas, 101404 procedimentos foram realizados em todo o país.

Em Mascote (BA), no km 598 da BR-101, policiais rodoviários federais prenderam 2 homens de 18 e 28 anos, e apreenderam 3 adolescentes de 13, 16 e 17 anos, pelo assalto a um ônibus que fazia o itinerário de Ilhéus para Teixeira de Freitas, naquele estado. Eles portavam um revólver calibre 32 e sete munições. Pessoas e arma foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de São João do Paraíso.

Dois casos de menores em situação de risco foram encontrados por policiais rodoviários federais no domingo de Carnaval. Em Porangatu (GO), no km 69 da BR-153, às 6h30, PRFs encontraram duas adolescentes de 12 e 17 anos viajando de carona em uma carreta, retornando do baile de Carnaval de Porangatu para o povoado de Linda Vista. As adolescentes foram encaminhadas ao Conselho Tutelar local.

Em Canas (SP), no Km 45 da BR-116, às 17h, foi presa uma mulher por induzir uma adolescente de 17 anos a pedir carona às margens da rodovia, com a finalidade de se prostituírem. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local e posteriormente ao Conselho utelar da região.

Em Miranda, no km 600 da BR-262, às 19h, policiais rodoviários federais apreenderam 49,8kg de pasta base de cocaína, transportados em uma caminhonete Ford/Ranger, e prenderam a condutora de 28 anos por tráfico de entorpecente. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Central de Informações Operacionais/DPRF, com base em relatórios enviados por 400 postos nos 66 mil km de rodovias federais.