segunda-feira, 23 de julho de 2012

Polícia Comunitária

Novos soldados PMs concluíram
curso de Polícia Comunitária

Nonato  de Souza
Ascom/SESP-Ac
Em 23/07/2012

Autoridades e alunos no encerramento do curso de Promotor de Polícia Comunitária


Pessoas da comunidade participaram do evento. Na foto com o seretário de Segurança Reni Graebner


Novos soldados  da PM estão aptos a trabalhar como Polícia Comunitária. Vinte vão atuar no enfrentamento ao Crack
Na última sexta-feira dia 20, aconteceu o encerramento  do Curso  de Promotor de Polícia Comunitária.  A solenidade aconteceu no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, com participação dos concludentes, familiares e convidados.

O secretário de Segurança Pública Reni Graebner, o comandante do Polícia Militar, José Anastácio dos Reis, o diretor geral do IAPEN  Dirceu Augusto, a diretora geral do Centro Integrado  de Estudo e Pesquisa em Segurança Pública – CIEPS – Giselle Gadelha,  representantes da comunidade, oficias  da PM e delegados de Polícia Civil,  prestigiaram o encerramento do curso.
Segundo o Major PM Almir Lopes de Souza, coordenador geral do programa de Polícia Comunitária, o curso visa capacitar policiais Militares, policiais Civis,  bombeiros Militares, Agentes Penitenciários, Órgãos de Defesa Social  Agentes de Trânsito e representantes da sociedade civil organizada, com prioridade para Coordenadores de  Fóruns  de Segurança Pública, para desenvolverem ações de Segurança Pública orientados  pela filosofia de Polícia Comunitária  assim como para atuar na mobilização comunitária.
 Almir Lopes explica que a finalidade do curso é proporcional aos alunos,  o exercício de uma política voltada a Defesa dos Direitos Humanos  e da Cidadania, unido eficiência, eficácia e afetividade, tanto na esfera preventiva quanto repressiva, bem como  fornecer ferramentas para, a partir da  inteiração entre polícia e comunidade, resolver conflitos incipientes que possam promover conflitos  violentos.
O secretário Reni Graebner lembrou que pelo menos cinco pessoas da comunidades participaram do curso e receberam os mesmos conhecimentos repassados  aos soldados PM. “Estão aptos a desempenhar um bom serviço dentro da área das respectivas comunidades e podem naturalmente atuar como mediadores de conflitos. Vale ressaltar que vinte dos agentes recém capacitados serão selecionados para trabalhar na Campanha Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas”.
 E conclui: “Estamos assim cumprindo uma determinação do nosso Governador, quer é promover  inteiração entre polícia e comunidade. Tornando nossas policias mais cidadãs e nossa sociedade mais confiante em sua polícia”
 A diretora geral do CIEPS, pedagoga Gisélle Gadelha, disse que  o curso de promotor  de Polícia Comunitária teve participação de 200 alunos em dois turnos,  com cinco turmas de 40 alunos. 

Nenhum comentário: