sábado, 28 de março de 2015

Atravessadores invadem as feirinhas e se beneficiam da estrutura montada pelo Governo.



As feiras comerciais objetivam apresentar ao publico consumidor produtos em lançamento, tendências para o futuro e/ou promoções atrativas onde se sobressam preços e ofertas.  Essa lógica é ignorada pelos promotores de feiras no Acre, seja por má fé ou desconhecimento.

Só para esclarecimento, o sucesso das feiras no mundo reflete-se na importância das mesmas para a economia, pois constituem um dos meios mais económicos e eficientes para conquistar quota de mercado, proporcionando no mesmo espaço e num curto período de tempo, uma ampla oferta de produtos/serviços e informação. Permitem o contato direto com novos ou potenciais clientes, clientes habituais, concorrentes, fornecedores, potenciais representantes e distribuidores, prescritores e consumidores....

No Acre a Feirinha do Produtor,  promovida pelo Governo do Estado do Acre iria promover o comércio de produtos agrícolas tendo o próprio produtor como comerciante dos seus produtores. A parceria com o governo consiste na montagem da estrutura como, barracas pré-moldadas e adaptadas à exposição dos produtos e o transporte.. Assim sem despesas com estrutura e transportes o produtor teria condições de comercializar sua produção a preços atrativos com ganhos e benefícios para todos. 

Na pratica os pseudos produtores revendem a preços nada atraentes e o que se vê são exposições às moscas.  O consumidor prefere o marcadinho do bairro, onde os preços são mais atrativos.


Feira de Peixe -  Foi idealizada para atender a tradição secular dos que não comem carnes vermelhas durante a Semana Santa, impulsionar as vendas e proporcionar os produtores um ganho extra.

Na prática as Feiras do Peixe não atraem novos consumidores exceto os que já estão habituados ao consumo que buscam espécies mas frescas e diversificados. Os preços não trazem nenhum atrativo e não faltam reclamações que o quilo do pescado na Feira  do Peixe é superior e/ou igual ao cobrado nos supermercados.

Numa rede de supermercado de Rio Branco o quilo do Tambaqui, (peixe nobre da região) é encontrado por R$ 7,89 e na "Feira do Peixe", não se compra por menos de R$ 9,00.


Na sexta-feira, 27, segundo órgão oficial do Governo do Estado, começou mais uma Feira do Peixe faltando mais de seis dias para a Semana Santa. Se você quiser gastar sua gasolina ou pagar passagem de ônibus para ir ao Ceasa, comprar peixe pelo mesmo preço cobrado no mercado comum, siga em frente. Se não, sua ausência irá forçar os nossos organizadores de feira, a mudarem seus conceitos.

Nenhum comentário: