segunda-feira, 25 de julho de 2016

A Expoacre e a seca do Rio Acre

Montado o circo a população não vê

 a gravidade da seca do Rio Acre

Rio Acre em Assis Brasil (foto- Alexandre Lima)
A Expoacre, festa anual que busca impulsionar o setor produtivo é importante também como entretenimento da população, que vamos combinar... não tem muitas opções de lazer...  As reclamações, brigas e acidentes são inerentes das aglomerações humanas. Acredito que criticar a Exposição pela Exposição, não faz muito sentido. Não foi o atual governo quem a criou e por certo não será ele à acabar com a festa.

O que chama mesmo à atenção é a vasão insistente e inexorável do Rio Acre. Pelo que ouvi na manhã desta segunda-feira, 25 de julho de2016, o nível chegou a 1,50 cm, com a previsão sombria que ainda teremos pela frente, todos os meses de agosto e setembro de estiagem.
 
Além das reportagens sobre a seca do Rio, não se tem conhecimento de algo mais significativo para reverter ou minorar o caos que se vislumbra.  A população, meia que extasiada com a festa da Expo Acre, age como se o assunto fosse de menos importância ou não lhe dissesse respeito.

Deve se “tocar” quando chegar em casa e não encontrar água para tomar banho ou beber. O Rio, ou melhor seu leito, continua repleto de entulhos. Fogões, geladeiras, sofás... e muitos pneus.

Já ouvi comentários sobre não ter recursos para desobstruí-lo. Perdermos uma grande oportunidade de limpar nosso Rio. O tal aquífero, que antes era suficiente para atender uma cidade do porte de Rio Branco pelo menos por 20 anos. 
Agora diz o informado Edvaldo Magalhães que não é nada disso. Que tentou perfurar dois poços e deu em nada.
Não vimos ainda uma barragem nas imediações da ETA Sobral para represar as aguas e facilitar a captação. Acredito que nossos governantes acalentam a ideia de o rio secar de vez. 

Decretar calamidade pública. Receber dinheiro da união para transportar água do Rio Madeira e a grana que sobrar... bem deixa pra lá. Mas vejam bem, alguma coisa precisa ser feita, para ontem

Nenhum comentário: