quinta-feira, 7 de julho de 2016

O crime do agente da federal.


        Andar armado fora do expediente é ilegal.


           A lei vale para todos


Um grande número de internautas, provavelmente amigos ou colegas de trabalho do agente da Polícia Federal Victon Campelo, usam todo espaço disponível na rede para defendê-lo. 
Alegam que o rapaz agiu em “legitima defesa”.

Outros defendem que ele não tinha outra opção, pois estava sendo atacado por um grupo de maus elemento e ouvi até depoimento da namorada alegando que o rapaz agiu para lhe defender...
Alguns defendem que Agente da Federal tem mesmo que andar armado 24 horas por dia, dado a função de risco que ocupam. Outros chegam até lamentar a morte do estudante Rafael Frota e quase o culpam, por ele está na boate a na linha de tiro do valoroso Agente Federal.

Então vamos “esquartejando” o assunto bem devagarinho, para que possam entender. O PF agiu em legitima defesa, de quem? D’ele ou da namorada? Se “os bagunceiros” estavam em maior número, qual a chance d’ ele, estando desarmado, ir tirar satisfações? Como ele não tinha opções?

A arma do Estado (o que não foi o caso) deve ser usada em defesa do policial quando em missão e dos cidadãos. Ao sair no final do expediente, à arma deve ser passada para outro agente que está entrando no serviço para que possa garantir a segurança dos cidadãos, inclusive do agente que acabou de cumprir seu expediente.

Se o senhor Victor Campelo estava de folga e armado numa boate, calado já está errado. Ser agente federal não é sinônimo de privilégios. Se ele não se sente seguro para sair à noite para e se divertir, faça como milhares e outros cidadãos. Fique em casa.

E por fim, ao fazer concurso para entrar nos quadros da Polícia Federal ou de outra organização policial, o calouro tem amplo conhecimento dos riscos. Se considerar ser uma profissão perigosa, saia fora. Opções não faltam.

Não conheço as partes, mas sou solidário a dor dos país, irmãos e amigos da vítima. Quanto ao policial,  que assuma sua responsabilidade. Ele sabe, até por dever de oficio que é uma temeridade e um ato de extrema irresponsabilidade disparar arma de fogo em via pública. Pior dentro de uma boate. O risco de atingir uma pessoa inocente é real.

O crime tem pena igual para todos. Mas quando praticado por quem entende de leis...a conotação é outra. Por isso, um furto  praticado por um desempregado e analfabeto é mais aceito pela sociedade,  que o mesmo tipo de  crime praticado por um  juiz.


Um comentário:

Anônimo disse...

Quanta ignorância. Ser policial é estar 24 horas por dia preparado para exercer a função. É por isso que ele está sempre armado e não apenas em "serviço". Não existe isso de passar a arma para outro policial que esteja entrando em serviço (pesquise antes de falar besteira). Além disso, ele é um cidadão como qualquer outro, com direito a ir e vir onde bem entender. O policial foi agredido covardemente por vários vagabundos e então, agiu em legítima defesa. Pesquise e verás que a perícia oficial confirmou a versão do agente da polícia federal.