quinta-feira, 30 de junho de 2016

Em plena campanha de arrecadação de sangue faltam kits para sorologias no Hemoacre

Uma noticia que a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, não faz nenhuma questão de divulgar. A falta de kits para as diversas tipologias sanguíneas. Tal situação leva ao descarte diário (joga fora) dezenas de bolsas  de sangue. 
O Estado convidou a população a doar sangue para repor um estoque bastante critico e descarta o sangue arrecadado por falta de kits.

Falta de gestão, omissão, desrespeito aos servidores e a população. Servidores contam que  já denunciaram  o caso através da imprensa mais nenhuma  providência foi tomada. Esta semana uma criança teria morrido por falta de plasma. Essa informação ainda precisa de confirmação. Não é oficial.

O plasma (Wikipédia)  é a parte líquida do sangue e corresponde a 55% do volume total. Nele, proteínas, sais minerais, gás carbônico e outras substâncias estão dissolvidos em água e realizada as seguintes funções:
ü  Transporte do gás carbônico produzido na respiração celular: Esse gás, dissolvido no plasma, é levado até os pulmões, onde é liberado no ar que exalamos.- Transporte de nutrientes: Os nutrientes absorvidos pelo intestino são transportados até as demais células do corpo. 
ü  Transporte de resíduos produzidos pelas células: Grande parte desses resíduos são transportados até o fígado, onde são processados. Em seguida, vão para os rins e são eliminados na urina. 
ü  Auxílio na defesa do organismo: O plasma carrega substâncias responsáveis pelo combate contra microrganismos e toxinas. 
ü  Auxílio na coagulação do sangue: O plasma também contém substâncias que atuam na coagulação do sangue, que ocorre caso haja o rompimento de algum vaso sanguíneo.
O produto é um dos componentes que estão sendo descartados por falta de kits. O medo de represália entre os servidores  do Hemoacre é proporcional  a revolta que dizem sentir em não poderem  falar abertamente sobre o que está acontecendo  no único hemocentro do Estado.